Publicidade
Publicidade
Publicidade
11:22 Dom
17/12/2017
NO ESTADO

Hotis: ocupao deve superar 90% no Carnaval

At o momento, a rede hoteleira do Cear j est com 73% de reservas para o perodo festivo

A rede hoteleira do Ceará já está com 73% de suas unidades reservadas para o período do Carnaval, segundo informa a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE). A expectativa da entidade é registrar uma ocupação superior a 90% no período. "Já estamos fazendo promoção para o Carnaval e a Semana Santa. O nosso objetivo é superar a ocupação de mais de 90,73% que tivemos no Carnaval ano passado", diz o presidente da ABIH-CE, Darlan Leite. "Estamos com 73% de reservas e ainda temos 20 dias para ultrapassar essa marca".

Para que a meta seja atingida, a ABIH-CE iniciou ações comerciais para promover o Ceará. Uma delas está focada no mercado do Nordeste e passará pelos municípios de Natal, João Pessoa, Recife, Aracaju e Salvador, entre o período de 18 a 22 de janeiro. Entre as estratégias estão as visitas às agências e operadoras de turismo com distribuições de materiais promocionais e kits gastronômicos.

Réveillon

No período do Réveillon, a taxa de ocupação da rede hoteleira em Fortaleza foi de 95,27%. O número é superior ao registrado no mesmo período de 2014 (91,43%), segundo dados divulgados pela ABIH-CE.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), apenas no mês de dezembro do ano passado, a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins, entre embarques e desembarques, foi de 587.417 operações, sendo 312.347 apenas de desembarques.

"Apesar de tudo, nós conseguimos superar os números do ano passado", destaca o presidente da associação, Darlan Leite. Para ele, o principal fator que contribuiu para esse resultado foi a alta do dólar ante o real. "Além do brasileiro ter deixado de viajar para o exterior, o Brasil ficou pela metade do preço para o turista estrangeiro. E abriu-se uma nova oportunidade do turismo internacional voltar ao Ceará", ele diz.

Leite destaca ainda as ações realizadas pelas secretarias de Turismo, estadual e municipal, na promoção do Estado no Brasil e no exterior. "Também fizemos parcerias junto a operadoras do Sudeste, como a CVC, com a oferta de pacotes promocionais para o réveillon. Só assim conseguimos atingir os nossos objetivos", defende.

Balanço

De acordo com a Infraero, em 2015, o total de desembarques na Capital foi de 3.141.116 passageiros. A estimativa da Secretaria do Turismo de Fortaleza é de que durante a alta estação (dezembro de 2015 a fevereiro de 2016), o Estado receba cerca de 1 milhão de turistas, via Fortaleza. O número é 2,5% maior que o registrado em igual período do ano anterior. De acordo com a previsão, a receita turística no estado deve ser em torno de R$ 2,2 bilhões. (Diário do Nordeste)

Comentrios